Marcadores

PayPal

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Gimp? Photoshop?




Quando mudei de placa de video e instalei um novo sistema operacional (no caso o 7) resolvi reinstalar o photoshop programa de edição de imagem no qual ja estou bem familiarizado. Foi ai que veio problema , o programa parece pesar no 7 e depois de um certo tempo me apareceu a famosa e estressante tela azul no boot do Windows que segundo andei pesquisando esta relacionado a uma incompatibilidade do PS com drivers Nvidia, Ótimo! é pra isso que se paga esse absurdo no programa! , para pesar todo o sistema e ainda dar pau.

Emfim , so me restou apela pra um generico , nem sabia se havia um mas resolvi procurar, foi quando me recomendaram o Gimp.

O programa me causou muita estranheza no inicio apesar de lembrar muito o layout do PhotoShop muita coisa se consegue por caminhos diferentes que parecem mais difíceis no inicio mas com o tempo você começa a achar que o Photoshop é que complica as coisas, mas como você ja esta habituado a um, a transição pode ser um pouco complicada no começo.

Tendo em mente que so usaria o Gimp enquanto não achasse uma solução para o problema com o Photoshop acabei usando o Gimp mais tempo que queria ate ao ponto de me perguntar "Putz! preciso mesmo do Photoshop?"

A questão toda e de ter paciência para achar o que quer, é fato que ainda alguns efeitos são feitos com maestria no Photoshop mas pra quem gosta de editar imagens redimensionando fazendo sobreposições e coisa do tipo o Gimp quebra um tremendo galhão , de filtros a ferramentas de recorte esta praticamente tudo la como no PS, e é de graça ja que é um freeware.



As principais dificuldades que encontrei por estar habituado ao Photoshop:


Primeira , fazer um recorte e jogar pra outra camada sem sair da posição.

Pra isso depois de usar a ferramenta do laço que funciona de forma idêntica ao PS voce simplesmente da um Ctrl +C depois Ctrl+V e na camada de icone indefinido "Folating Selecion" que surgir no topo você clica com o botão direito do mouse e seleciona. " To New Layer"

Segunda dificuldade que achei é que na nova camada com o recorte a area de manipulação se limita ao tamanho da figura que fica evidenciado por uma linha amarela. Isso te impede de usar ferramentas como Smudge( aquela do dedinho que espalha tinta).

Pra "ajeitar" isso clique com botão direito na camada em questão e escolha a opção "Layer Boudary Size" e aumente as dimensões da area , não se preocupe a imagem não sera alterada.

Por fim arrastar a imagem recortada , basta apertar "M" no teclado e selecionar a opção "move the active layer" do lado esquerdo logo abaixo da caixa de ferramentas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário